Domingo com a Tiazinha
Opções de escalada tradicional na área urbana da Grande Vitória. Foto Oswaldo Baldin. |
Alguns acham que um lance crux da Tiazinha, localizado acima da parada intermediária da sua segunda enfiada, é exposto, por conta de um platô abaixo desse lance. Essa variante, que batizei de “Domingo com a Tiazinha, IVsup, 25 metros” evita esse lance, e acaba sendo também uma forma de desfrutar um pouco de cada uma das duas vias tradicionais – finalizadas – da Gruta da Onça.
Ghiany Loss e Vinicius Rasia chegando no ponto que inicia a variante. Foto Oswaldo Baldin. |
Para a variante são necessárias cinco costuras, mas como ela emenda com a Tiazinha, coloque 9 costuras na cadeirinha, sendo super recomendável umas quatro longas (de 60cm a 120cm), pois evitará um bocado de arrasto.
A partir da entrada do parque, subindo um pouco dos degraus (a esquerda), o acesso a base das vias se dá por dentro do quintal da casa do Filipe Borba, a quem é aconselhável comunicar seu acesso. E atenção com a Brisa, a canina guardiã do pedaço!
Paredão da Gruta da Onça em Vitória visto do cume do Penedo em Vila Velha. Foto Oswaldo Baldin. |
Com Sandro Souza estou com uma outra via quase finalizada lá na parede, que começa em chapeletas à direita da base da Tiazinha. A via está fluindo numa pegada de ser bem protegida e mais técnica que as demais. Que sua finalização seja em breve!