Filmes capixabas selecionados para o Rio Mountain Festival 2013

Tempo de leitura: 3 minutos
Em se tratando da escalada capixaba ser documentada e divulgada em formato de filme, este ano existem bons motivos para comemorar. O potencial do estado e de seus atletas serão exibidos em três diferentes filmes que fazem parte do Rio Mountain Festival, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de Outubro.
Foram mais de 70 filmes inscritos no processo de seleção, que este ano foi aberto para outros países participarem da Mostra Competitiva. E destes, 12 foram selecionados, tendo duas produções capixabas que irão retratar a Escalada e o Highline. São eles o filme ‘Amigo Imaginário’ de Oswaldo Baldin, e ‘Altas Emoções nos Cinco Pontões’ de Alexandre Bizinoto.

As protagonistas do filme Amigo Imaginário. Foto Oswaldo Baldin.
O filme Amigo Imaginário é uma narrativa de uma escalada no Monumento Natural dos Pontões Capixaba em Pancas, e que registra a primeira vez que escaladoras capixabas conquistaram uma via,  um fato marcante para o esporte no ES.

A beleza dos Pontões Capixaba no Amigo Imaginário. Oswaldo Baldin.

E no filme Alta Emoções nos Cinco Pontões é apresentada uma trip nessa exótica montanha, onde foi aberto um Highline à 400 metros de altura, e foram repetidas escaladas clássicas, conquistadas na década de 70.

Highline do filme Altas Emoções nos Cinco Pontões. Foto Naoki Arima.
E a escalada capixaba estará também representada através da escaladora Diandra Pittella no filme ‘Elas na Pedra’, de Rafael Rodrigues. Essa é outra produção que terá como foco as escaladoras, que serão cinco, e cada uma representando seu estado.

Diandra no filme Elas na Pedra. Foto Naoki Arima.
Essa será a terceira vez que filmes relacionados a escalada no Espírito Santo são exibidos no Cine Odeon no Rio de Janeiro durante a Mostra Internacional de Filmes de Montanha, evento esse consolidado como um dos mais clássicos do Montanhismo brasileiro.
A primeira vez foi em 2009 com o filme ‘Com a Macaca’ de Oswaldo Baldin, que retratou a escalada e outros esportes praticados no Morro do Moreno, que é uma área verde localizado dentro da cidade de Vila Velha. Nessa edição da Mostra Competitiva o filme foi premiado pelo como Melhor Direção (Clique aqui para ver a matéria).
E em 2011 tivemos o filme ‘Arredores’ de Natássia Ferreira, que apresentou o potencial da cidade de Castelo no sul Estado para práticas de Esportes de Aventura como, Parapente, Escalada, Base Jump e Slackline.

Segue os 12 filmes selecionados para Mostra Competitiva do Rio Mountain Festival 2013.


1 – A Temporada, de Erick Grigorovski – Brasil

2 – Altas emoções nos Cinco Pontões, de Alexandre Bizinoto – Brasil

3 – Amarok Expedition: Em busca dos recordes mundiais, de Caio Salles – Brasil

4 – Amigo Imaginário, de Oswaldo Baldin – Brasil

5 – Elas na Pedra, de Rafael Rodrigues da Silva – Brasil

6 – Dna para voar, de Fabio Benvenuti – Brasil

7 – EntreLinhas, de Felipe de Mello – Brasil

8 – Eye of The Storm, de Laurent Jamet – França

9 – Kurt and the chair lift, de Thaïs Odermatt – Suíça

10 – Living a dream, de Gabriel Lott – Brasil

11 – Samba do Leão, de Luciano Fiorenza – Brasil

12 – Teregônia, de Deyvisson Bastos Silva – Brasil

Maiores informações no site do evento: http://www.filmesdemontanha.com.br/

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *