Conquista da Pedra do Caramujo (ES)
No último feriado fui pra lá com o Marcos Palhares “Tatu” com o equipamento de conquista no carro, já vislumbrando a certeza de uma via naquela montanha. E o Tatu, sempre com o seu ‘dom’ de vizualizar imagens e semelhanças das montanhas com alguma coisa, já logo sugeriu um nome pra essa: Pedra do Caramujo.
O André e o Tatu se revezaram na conquista da primeira metade da enfiada inicial. Depois segui e a finalizei com 55 metros em um bom platô. Na sequência conquistei a segunda enfiada também com 55 metros, passando por dois crux’s, e finalizando em um platô de vegetação. A conquista estava fluindo rápido, e desse ponto já víamos o cume perto. Poderíamos ter finalizado a conquista nesse mesmo dia, mas como não estava nada agradável escalar naquele calor todo – e como não estávamos com pressa alguma -, com o sol ainda alto no céu resolvemos descer e deixar a finalização da via para o dia seguinte.
Na sombra do período da manhã subimos os 110 metros, agora com Fred e Eliezer juntos (o André não pode estar). Deixamos as honras do cume para o amigo mineiro Eliezer, para que pudesse realizar o primeiro cume conquistando no estado. E a terceira enfiada ficou muito interessante, marcando bem no finalzinho o crux da via.
E o porque desse nome de via super estranho? Resumidamente… resultado de uma noite mal dormida na véspera do cume, pois estávamos aguardando uma programação na TV na madrugada que só durou 1 minuto e 4 segundos…