Valle Encantado Fechado
A todos que estão agendando viagem para o local de escalada esportiva conhecido como Valle Encantado, repensem sua viagem à Argentina.
O local de onde estão os setores mais populares Puño, Pan Dulce, Pulenta e El Lero (onde estão a maioria das vias de escalada) estão fechados para visitação e escalada.
Foi confirmado por todos os escaladores da região de Bariloche (mandei e-mail pessoal a todos), e assim como escaladores de Buenos Aires o qual entrei em contato para a confirmação do mesmo,
que o local está FECHADO para a escalada desde 24 dezembro até 24 março.
Tal data se deve ao corte de alguns dos pinheiros que são plantados à margem do Rio Limay e no local onde os escaladores comumente acampam.
O proprietário, que ainda não entrou em acordo com a federação argentina de escalada, avisou que não insistam na visitação do local, e que não se responsabiliza por “qualquer acidente” que possa acontecer com a poda das árvores.
Assim como a própria policia dos parques estão avisadas por quem não obedecer pode sofrer ” as sanções legais da lei”.
Ao lado da estrada, ainda que possa ser escalado, não é permitido o camping no local. Assim como os outros locais de escalada na região de Bariloche estão abertos.
Para quem se interessar a escalar nas vias ao lado da estrada, há um camping a 6km do local.
Os escaladores locais pedem de maneira séria e direta que não insistam em violar este fechamento para não atrapalhar na negociação com os proprietários para a abertura do local para a escalada. Sabe-se que a negociação está adiantada mas depende de que os escaladores colaborem.
A negociação teve uma emperrada por ter, dentre outros incidentes, um escalador brasileiro que despejou solvente de seu fogareiro no rio. Após poluir o local, o escalador simplesmente retirou-se do Valle Encantado como se nada tivesse acontecido e foi escalar (e poluir) em outro lugar.
A comunidade escaladora argentina agradece a quem respeitar.
Mais detalhes também em : http://naokiarima.com/blogwp/?p=1141