Furadeiras a bateria: como escolher a sua

Tempo de leitura: 2 minutos

Por Davi Marski

Qual furadeira a bateria devo comprar ?
O uso de furadeiras durante as escaladas e conquistas de vias é um problema ético que deve ser considerado em qualquer zona de escalada, por outro lado, é inegável a sua facilidade de uso e a sua importância nos trabalhos de manutenção e regrampeação de vias.
Surgiu uma dúvida na lista de discussão da HangOn que achei tão pertinente que decidi consolidar as informações obtidas e concentrar as mesmas aqui.

Não é apenas um fator que determina qual seria a melhor compra, mas vamos a questão:Qual a diferença das voltagens? 14, 18, 24V ?? O tempo de duração da bateria? A potencia? O que conta mais? Existe diferença entre martelete e impacto?
Resposta do Denilson Pelegrino:
Tensão da bateria: A bateria é o responsável direto pela autonomia e parte da capacidade trabalho do equipamento. Uma regra simples: Quanto maior a tensão da bateria, maior o numero de células da mesma e menor a corrente no motor, conseqüentemente, maior autonomia e potencia. Mas não adianta comprar uma furadeira de uso domestico com bateria de 24v e acreditar que seja melhor que uma de linha profissional de 14v. A regra vale para equipamentos dentro do mesmo segmento.
Martelete x Impacto: No sistema de impacto, uma bucha excêntrica faz com que a broca vibre, trata-se de um sistema relativamente simples, com vida útil limitada e rendimento baixo. Já no sistema de martelete, um sistema eletro-pneumatico faz com a broca realmente martele a rocha. Este sistema, alem de uma durabilidade muito maior, tem um rendimento muito maior, ou seja, você fará mais furos com menos esforço em menor tempo. Infelizmente estas vantagens tem um custo, que se reflete no preço de aquisição do equipamento…
Preço e Marcas no mercado:
O mercado dispõe de varias marcas, comento apenas algumas que conheço e sugiro que desconsiderem as “chinesas – ching-ling”, são dinheiro jogado fora, apesar da tentação do preço.Marcas de uso Profissional : Makita, Bosh, DeWalt, HiltMarcas de uso Domestico/Hobby: Skill, Blackandeker, StillMarcas de uso “Deusmelivre…”: Chinesas, Ferrari, etc.

Comentários do Davi Marski :

Eu tenho uma antiga Bosch Hammer 24V. Daquelas que davam uns 1,5 Joules por impacto (as modernas ficam em torno de 3,0 Joules !) e com baterias de NiCd que simplesmente não seguram mais carga. Meu conselhor é o seguinte, se for possível, compre uma furadeira que trabalhe com bateria de Lítio ! Elas são mais leves, mais potentes e não possuem efeito memória… além de carregarem mais rápido e durarem mais… Tudo tem o seu preço : elas são mais caras !Eu desisti de comprar uma bateria oficial para a minha Bosch. Fiz uma adaptação super simples e utilizo agora duas baterias de alarme de 12Volts ligadas em série (totalizando os 24Volts necessários). Tenho incríveis 7Ah de capacidade (o normal seria a metade ou menos disso…). Para carregar, não utilizo o carregador original, simplesmente levo a uma auto-elétrica de um amigo e recarrego tudo por lá…
Para saber mais, sugiro visitar os sites dos fabricantes e conversar com outros escaladores, principalmente os que já possuem furadeiras…
http://www.bosch-pt.com.pt/cgi-bin/fts_search.pl?DOMAIN=professional_pt_PT&SEARCH=gbh
e pesquise na linha de martelos-perfuradores *SEM FIO*.

4 Responses to “Furadeiras a bateria: como escolher a sua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *