Dia do Baú: 16/08/08
Tempo de leitura: 2 minutos
Por Jussara Nery
.
No ano passado a Prefeitura de São Bento do Sapucaí instituiu o DIA DA PEDRA DO BAÙ (SP), por decreto, com o objetivo de manter vivo na população e visitantes a importância desta para a cidade e a necessidade de mantê-la preservada.
A Prefeitura convidou a FEMESP, representante dos montanhistas, os maiores amantes e usuários do Baú, a preparar atividades que movimentassem a comunidade dos montanhistas assim como a comunidade local.
Enviamos uma proposta de atividades que somou-se a outras sugeridas pela Secretaria de Turismo.
O mais importante é que nenhuma ação deste tipo tem sucesso se não houver público participante e voluntários.
Nós montanhistas devemos, nesse momento, mostrar a gratidão e responsabilidade que temos pelo Complexo do Baú.
Gostaríamos de contar com Montanhistas Paulistas, Mineiros, Cariocas, não importa de onde sejam, desde que gostem e queiram preservar aquele monumento.
Convocamos voluntários ou apenas participantes a fazer parte das seguintes atividades:
1 – Cordadas dos Clubes ou Grupos – os clubes deverão escolher as vias preferênciais que serão divulgadas nas listas para não haver sobre carga de nenhuma via. (preferencialmente vias clássicas, inclusive se alguém se dispor a fazer um resgate histórico escalando nos padrões da conquista seria muito legal – aqueles que puderem façam um registro fotográfico para divulgação posterior no site da FEMESP, utilizem camisetas da FEMESP ou de seu Clube)
Para informações e reserva de vias enviar e-mail para Mariana – (mariana.zuquim@ gmail.com)
2- Confraternização – Encontro após escalada na praça do Coreto onde vamos instalar uma faixa alusiva a participação e apoio da FEMESP ao evento. Se for possível e houver equipamentos faremos apresentação das fotos e filme das atividades do dia.
Se alguém se dispor a ajudar nessa festa com som, aparelhagem de projeção, etc.
Enviar e-mail para Maurício (mau@mandic.com.br)
3- Mutirão de limpeza – Voluntários enviar e-mail para Mauricio, coordenador do Programa Adote uma Montanha, (mau@mandic.com.br). Haverá um ponto de encontro ainda a ser divulgado. Durante o mutirão será colocada uma placa de alerta sobre não atirar pedras do alto do Bauzinho.
4 – Muro da Escola Estadual – Muro doado à escola no ano passado pela Femesp, será aberto para as crianças com monitoria de voluntários das 14:00 as 17:00 h., daremos brindes aos participantes, doados por empresas do ramo e outros brindes simples.
Precisamos de brindes e voluntários para monitorar as crianças.
Envie e-mail para Jussara (secretaria@femesp.org)
5- Exposição de fotos antigas, na Casa da Cultura.