Conquista na Pedra da Mula – Pancas
Pedra da Mula, no distrito de Lajinha em Pancas. Foto Baldin.
No sábado Sandro, Tatu e eu partimos pra Lajinha. Como estávamos sendo guiados pelo Fabinho – figura local e bem conhecida – ficou fácil achar o proprietário das terras que dão acesso a pedra. E assim conversamos com o Sr. Baldoino, que foi super receptivo conosco.
Uma estrada de terra pemite o acesso de carro bem até em frente a pedra. Depois foi atravessar um riacho e subir um pasto até entrar na mata. Gastamos quase 2 horas de caminhada, mas chegamos direto na base do diedrão.
Nesse momento nosso primeiro dia de investida chegava ao fim, visto que a chuva desabou sobre nós. Deixamos a corda fixa na parede e as tralhas na base , para não termos que subir pesados no outro dia. Uma cervejinha na volta em Lajinha ajuda revigorar a alma, e os corpos se dirigiram ao sítio para se restabelecerem para o dia seguinte.
Nos primeiros raios de sol juntamos as tralhas e nos lançamos para descer. Deixamos para traz somente o livro em uma marmita, que desta vez não ficou no cume da montanha, e sim em um buraco impressionante a 150m da base. Não achamos interessante tocar a conquista pra cima, visto que a parede que se estendia era negativa, completamente lisa e cheia de placas instáveis. Sendo a escalada até o buraco muito interessante e variada e uma boa pedidda para que curte o estilo tradicional, entre proteções móveis e naturais. De fixa só 4 chapas para estabelecer as paradas, ficando assim uma via bem limpa. E um fator bem positivo é o fato da via ficar o dia todo na sombra… e isso conta muito, em se tratando das temperaturas altas em Pancas.
Agradecemos pela hospitalidade da família do Sr. Baldoino que nos abriu as portas, e a população de Lajinha que estava torcendo pelo êxito da escalada. Ao Fabinho e a Dona Joaninha, que tem nos acolhido em seu sítio durante estas belas investidas. E ao Elson, pelo incentivo em desenvolver o Montanhismo em Pancas.
Mais um ‘videozinho’, com alguns momentos da escalada.
Para repetir a via é necessário um jogo de Friends. Sendo camalots, se repetir as peças maiores (# 4, 5 e 6) a proteção fica mais tranquila. Levar muitas fitas grandes para as proteções naturais, e algumas outras para abandonar nas chapas no rapel. E duas cordas de 60m para permitir a descida.
O acesso à Lajinha é feito entrando em um trevo a direita (sinalizado) antes de se chegar a Pancas. E depois é seguindo em asfalto até a cidade (uns 10km). No final da cidade é ir em direção ao posto e depois seguir por estrada de chão, entrando na segunda a esquerda. Deste ponto é só ir no rastro da mula.
Muiiiiiiiiiiiiiito 10!!!!
Mas haja coragem!!rsrsrs
deixo os meus parabéns pela conquista de vocês!!!
Valeu!!!
abraços
Muito show de bola!
Que pedra alucinante. Deve rolar altas vias saindo e passando naqueles buracos não??
Abraços, André funari.