Falésia Raash: Setor Esportivo em Pancas
Tempo de leitura: 2 minutos
.
Essa falésia foi ‘encontrada’ bem no acaso. Em dezembro de 2009 quando PH e eu estávamos rumando para Lajinha, entramos por engano em uma estrada e demos de cara com essa parede: uns 150m de largura por 50m de altura. Na ocasião não tomamos nenhuma iniciativa. pois os objetivos eram outros. Mas ficou guardada ‘na manga’.
Mas nesta trip junto com o Tatu foi chegada a hora de dar uma analizada mais de perto na parede. E depois de conversar com os proprietários das terras, a família Raash, fomos dar um confere. Bom, tu para o carro na base, e caminha não mais que 2 minutos e esta na pedra! Acesso extremamente fácil, localização às margens do asfalto, parede com grandes proporções, positiva, de boa aderência e com linhas técnicas. Pronto, ali estava um setor bom para vias esportivas, grandes e bem no estilo das tradicionais de Pancas, ou seja, um campo escola perfeito para o local.
Traçamos uma linha na parte mais alta da parede e fomos ao topo para vir equipando de cima (acesso ao cume super fácil pelo pasto). Bati a parada, analizamos melhor a linha e comecei a fixar as chapas. Mas não foi possível finalizar, pois a chuva desabou e a bateria da furadeira descarregou.
Ainda cansados com a conquista na Pedra da Mula, na segunda o Sandro partiu pra Vitória… o feriado de Finados já acabara. Mas eu e Tatu resolvemos ficar mais algumas horas em pancas para terminar essa pendência. E debaixo de um sol arrebatador das 13h instalei o restante das chapas, e descemos correndo para pegar o ônibus para Vitória… para descobrir depois que não haviam mais passagens. Mais uma noite em Pancas…
Como esta via foi a ultima coisa que fizemos na trip, a batizamos de “Fecha a Conta e Passa a Régua”. Ficou com 12 chapas + a parada dupla. Tem cerca de 50 metros de escalada técnica, e com proteção esportiva, margenado pelas bandas do 6º grau. Esta é a primeira de muitas outras vias que são possíveis abrir na falésia.