Montanhistas são arrastados por 200 m em avalanche na Inglaterra
Ambos, com idades nas faixa dos 20 anos, foram resgatados de helicóptero e levados para um hospital.
Um deles, ferido na cabeça, estaria em situação crítica. O outro está em situação grave, mas estável. Os dois faziam parte de um grupo de quatro montanhistas que provocaram a avalanche ao tentar escalar a montanha coberta de neve, disse a equipe de resgate.
Os outros dois membros do grupos conseguiram escapar da avalanche.
A polícia da região disse que a intensa neve que caiu recentemente combinada às temperaturas flutuantes deixou muitas áreas instáveis.
As autoridades pediram às pessoas que não pratiquem caminhadas nas regiões e adiem suas atividades até que as condições melhorem nos topos das montanhas.
Resgate
Ao todo, 19 voluntários da equipe de resgate participaram das buscas, com a ajuda de um helicóptero da Força Aérea, uma ambulância aérea e da polícia.
Segundo a polícia, uma das vítimas, de 23 anos, está em tratamento intensivo em Carlisle, com ferimentos na cabeça.
Outra vítima, de 21 anos, também recebe tratamento intensivo para vários ferimentos, inclusive fraturas. Sua situação é grave porém estável.
Segundo o líder da equipe de resgate de montanha de Patterdale, Martin Cotterell, “os homens chegaram ao topo de sua escalada quando encontraram um trecho coberto de neve, chamado Pinnacle Ridge. Eles provocaram a avalanche ao tentar escalá-lo”.
“Dois deles foram varridos pela avalanche e encontrados sob a neve”. Os outros dois, de alguma maneira, conseguiram escapar – não sabemos como – e foram encontrados perto do topo.”
A região de Lake District é um local de intenso turismo na Inglaterra, atraindo visitantes que praticam caminhadas nas cadeias de montanhas.
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/02/100223_avalancheresgate_ba.shtml