O ano de 2011…
Em junho estávamos subindo morro à cima carregando mais de 150kg de equipamentos, divididos no lombo de cinco ‘burros de carga’, que atendiam pelos nomes de: Sandro, PH, Fabim, Allan e Baldin. Durante cinco dias nos penduramos no negativo, impressionante e lindo paredão alaranjado da Face Nordeste do Pico do Itabira. Lances aéreos e alucinantes foram constantes à cada metro. E no quinto dia, após 16 horas de escalada, batemos no cume às 22 horas repetindo pela primeira vez essa via, 12 anos após sua conquista. Particularmente, foi a realização de um sonho que se arrastava por anos… agora realizado.
Este ano não conquistei o quanto planejei. Looonge disso, comparado ao tanto que subi por rochas virgens em 2010. Mas das poucas conquistas que rolaram, elas foram especiais. Como retornar à cidade de Pancas, e lá deixar mais uma via tradicional conquistada na Pedra do Jacaré, no exuberante e montanhoso Córrego do Palmital. E agora em novembro, a conquista de uma montanha que avistávamos sempre da rodovia indo em direção ao norte capixaba, e que dessa vez desviamos, fomos lá, conquistamos, e batizamos a montanha como Pedra do Caramujo. Valeu demais parceiros, que dividiram a corda e o comprometimento nessas conquistas.
Fui convidado para participar de um programa especial do Em Movimento da TV Gazeta (Rede Globo), comemorando os 10 anos de participações que fiz em diversas matérias pelo estado ao longo desse tempo. E por falar em tempo, é ‘numas’ horas dessas, vendo imagens do passado, é que percebo que já se foi um tempo de vivências nas montanhas… e que virão muitos outros!
O ano de 2011 foi movimentado no cenário montanhístico capixaba, onde destaco a realização de três ótimos eventos promovidos pela Associação Capixaba de Escalada.
Continuando com a proposta do ‘Encontro Capixaba de Escalada‘ ser intinerante, esse ano a 5ª edição foi na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, aos pés do Pico do Itabira, em um evento marcado pelas vias tradicionais.
Depois de um jejum de competições no estado, foi realizado o ‘1º Festival de Boulder do Astolfo‘, com muitos competidores daqui, e participação dos vizinhos mineiros, que dividiram os boulders e o pódium com os capixabas.
A divulgação do Espírito Santo esteve presente em publicações impressas, com matérias no jornal Mountain Voices e nas revistas EscaladaINT e Moment. E também altamente constante em sites, e pelos diversos blogs de escaladores capixabas, que dividiram seus dedos entre as rochas e os teclados, para mostrar o que andou rolando ‘na cena’ por aqui.
E muitas outras coisas legais aconteceram. Como mais vias esportivas sendo abertas, e cadenas cada vez mais fortes rolando. Filme capixaba (Arredores) participando do Banff, e documentário (Com a Macaca) sendo exibido em TV aberta. A voz dos montanhistas sendo bem representada em reuniões, e participando do processo de liberação da escalada em parque estadual. Dentre muitos outros acontecimentos. E que em 2012 muitos outros acontecimentos, aconteçam! Até lá!
.
Excelente reflexão…
Valeu irmããããos!