Tá na Boca da Macaca
Tempo de leitura: 4 minutos
É na cidade de Vila Velha, vizinha à Vitória, que se encontra o maior complexo de escalada da região: o Morro do Moreno. Literalmente dentro da cidade, é rodeado pelos belos cartões postais, Convento da Penha e Praia da Costa. Por estar localizado em uma área militar, se torna um local seguro para escalar e praticar outras atividades como o Vôo Livre, Mountain Bike e Trekking.
Para quem segue pela Terceira Ponte no sentido Vila Velha x Vitória, ao olhar para este complexo, vem a lembrar do perfil de uma macaca deitada. Devido a aparência primata, os escaladores locais dividem o local em três setores: Testa, Boca e Barriga da Macaca. O Moreno abriga cerca de 40 vias protegidas com grampos P e também em móvel, em um granito de boa aderência.
BaldiN na primeira ascensão da Kataclisma, 8c.
Fabrício Amaral nos belos movimentos da Consequência, 7b.
Vinícios ‘Cereal’ na Agarras Soltas, 5º+
Foi no ano de 99 que o setor da Boca da Macaca começou a ser explorado. Como não era possível chegar ao topo caminhando, na época optou-se por escalar em solo a face lateral esquerda, uma aderência. A partir dai nasceu a primeira via do setor: Noventa Graus, sendo hoje uma das vias mais clássicas do Moreno.
A via mais recente aberta foi a Mequetrefi 4º, que é a aderência solada em 99. Foi equipada com 5 grampos, por Estreito, Matero e BaldiN, tornando-se a via mais fácil para acessar o topo da falésia. O acesso a via se dá descendo após a Agarras Soltas e logo sobe para um platô. Neste local existe um grampo para proteger a travessia atê o platô de onde sai a via.
O projeto de via é logo a saída, onde possuía uma agarra que se quebrou. A partir do agarrão do segundo grampo a via já foi escalada, sendo um 6º+.
2. Hemoglobina, 8a/b E1 13 metros, 2001, DOUGLAS PAGANOTTO e VITOR PAGANOTTO
O grau é constante até o terceiro grampo, a partir daí fica um pouco mais fácil.
3. Noventa Graus, 6º E1 20 metros, 1999, OSWALDO BALDIN e FÁBIO GAVA
Uma via clássica, sendo a primeira a ser aberta na falésiaface. Junto com a via `Predador` (Setor da Testa) foram grandes marcos da Escalada Esportiva na região da Grande Vitória. Até a primeira parada possui 13 metros, mas segue por mais um grampo e atinge o cume que possui outra parada.
4. Linha Direta, 8a E1 13 metros, 2002, OSWALDO BALDIN
Via de precisão e grau mais forte até a terceira proteção. Finaliza na primeira parada da Noventa Graus.
5. Conseqüência De Uma Seqüência, 7b E1 12 metros, 2000, OSWALDO BALDIN e JOSÉ MÁRCIO DORIGUETO
Considerada uma via com belos movimentos. Muito recomendada.
6. Kataclisma, 8c E1 11 metros, 2002, OSWALDO BALDIN e DÉLIO QUADROS
A saída a partir da base ainda é um projeto (upgrade). A parte encadenada começa com as mãos em uma agarra a esquerda do segundo grampo. Uma linha curta e constante.
7. Fala Sério, 5º+ E1 13 metros, ADRIANO SUELA
Tem as proteções bem próximas da via Agarras Soltas. Cuidado com agarras que podem quebrar!
8. Agarras Soltas, 5º+ E1 13 metros, ANTÔNIO AGUIAR e ADRIANO SUELA
Início mais técnico seguido por grandes agarras. Cuidado com agarras que podem quebrar!
9. Mequetrefi, 4º E1 20 metros, 2007, OSWALDO BALDIN, SAULO SANTANA e ARTHUR TENÓRIO
Aderência que foi conquistada em solo e que recentemente foi equipada.
O acesso ao setor é pela rua da boate, subindo a ladeira de asfalto e seguindo pela estrada de terra. Em uma curva para direita, entrar em um portão à esquerda subindo até uma casa e ai seguir a direita por uma trilha na mata. Subir até encostar na pedra e neste ponto seguir à esquerda.
É aconselhável escalar pela manhã no setor, pois é sombra.
O Morro do Moreno vem sofrendo grande degradação devido ao grande fluxo de pessoas que pro lá frequentam principalmente para percorrer suas trilhas. Preocupados com a preservação do local, a Associação Capixaba de Escalada ‘adotou’ o local através do Programa Adote Uma Montanha. Informações podem ser obtidas no: http://www.ace-es.org.br/
Adorei a idéia de adotar um montanha como forma de preservação desse patrimônio natural maravilhoso, que temos na porta de casa!
Parabéns pela iniciativa!!!