Oswaldo Baldin

Oswaldo Baldin escala há 29 anos e soma mais de 12.000 metros de rochas conquistadas, que resultaram na abertura de mais 200 novas vias. Atua profissionalmente como guia e instrutor de escalada há 24 anos, fundador da empresa pioneira em atividades de montanha no Espírito Santo. É autor dos livros, “Escalada Capixaba: A história e o panorama da escalada do Espírito Santo”, e “Escalapédia: O Dicionário da Escalada Brasileira”. Produziu documentários premiados, videorreportagens e artigos, e protagonizou dezenas de matérias na TV, impressos e internet. É embaixador da Deuter e tem apoio da Bonier.

Quem é Oswaldo Baldin
Conquista na região dos Pontões Capixabas. Foto Ghiany Loss.

Com as experiências e realizações acumuladas ao longo de quase três décadas no esporte, Baldin se tornou uma referência no Brasil, desde sempre atuando assiduamente em prol do desenvolvimento e divulgação da Escalada Capixaba.

Fruto dessa dedicação, em 2009 foi escolhido como Esportista de Destaque, recebendo o Título de Honra ao Mérito concedido pelo município de Vitória. Em 2018 foi indicado ao Prêmio Mosquetão de Ouro, na categoria Montanhismo e Sociedade.

Assíduo conquistador de vias de escalada

De norte a sul do Espírito Santo, Baldin abriu mais de 200 novas vias, resultando em mais de 12.000 metros de rochas conquistadas, entre vias Esportivas, Tradicionais à Big Walls. Mas se identifica e se dedica mais a conquistar vias de grandes extensões, que demandam logística complexa. Alcançou inclusive cumes virgens. Algumas das suas maiores conquistas são:

  • O Tempo e O Vento, 5º VIIa A1 E3 D4, 1.150m (5 dias, 2015). Maior escalada do ES (3ª maior do Brasil).
  • Nada é o Que Parece Ser, 4º V E3 D3, 800m (4 dias, 2010), Pedra Paulista em Itaguaçu.
  • Expresso Lunar, 4º V E3 D2, 740m (3 dias, 2012), Pedra da Onça em Águia Branca.
  • Fabrício Amaral, 6º VIIb A1 E3 D5, 650m (5 dias, 2021), Pedra Invejada em Nova Venécia.
  • Sol Invicto, 6º VIIa A1 E3 D5, 600m (6 dias, 2014), Pedra Cará em Pancas.
  • Grão de Bico, 4º VI E3 D3, 500m (2 dias, 2013), Pedra da Coruja em Águia Branca.
  • Moqueca Capixaba, 5º A2+ E2 D5, 350m (8 dias, 2010), Pedra do Vilante em Serra. Primeira Big Wall conquistada por escaladores capixabas.
Pontão Maior dos Cinco Pontões. Foto Sandro Souza.

Descobriu e desenvolveu locais que se tornaram famosos centros de escalada.

  • Morro do Moreno: Entre 1998 e 2003 abriu dezenas de vias, que foram responsáveis para desenvolver o estilo da escalada esportiva no Estado. O local se tornou o principal campo escola da escalada capixaba.
  • Pontões Capixabas: Entre 2010 e 2014 conquistou vias tradicionais nessa região que é um Monumento Natural entre Pancas e Águia Branca, se tornou a maior referência em aglomerações de vias tradicionais no ES, recebendo constantemente escaladores de várias partes do Brasil, e de outros países.
  • Complexo de Viana: Em 2005 descobriu essa aglomeração de rochas, se dedicando na abertura de dezena de vias, que vieram a representar um marco evolutivo para os atletas da escalada esportiva.
Descoberta e desenvolvimento do Complexo de Viana em 2005. Foto Naoki Arima.

Repetição de escaladas históricas

Realizou a escalada de vias exigentes, como:

  • Picos da Foca, Filhote e Língua de Boi nos Cinco Pontões, Laranja da Terra
  • Vias Face Nordeste (Big Wall) e Chaminé Cachoeiro no Pico do Itabira, Cachoeiro de Itapemirim
  • Lagarto da Pedra Azul, Domingos Martins
  • O Frade e A Freira, Vargem Alta

Escalou também pelos Estados do RJ, SP e MG, na Argentina, Peru e Bolívia.

Autor de 2 livros, pioneiros no Brasil

Em 2018 lançou o livro/guia “Escalada Capixaba: A história e o panorama da escalada no Espírito Santo” (conheça aqui), que se tornou o primeiro e único guia de escaladas do Brasil que englobou um Estado inteiro. Com 700 páginas, no livro estão catalogadas 1.078 vias, número que expressa a totalidade de vias abertas de 1947 a 2017 no ES, que estão distribuídas em 206 montanhas e abrangem 43 municípios capixabas.

Reunindo 327 termos e seus significados, entre nomes de equipamentos, técnicas e jargões, em 2023 escreveu e lançou o Escalapédia: O Dicionário da Escalada Brasileira (conheça aqui).

Há 24 anos formando escaladores

Em 2000, Oswaldo Baldin foi pioneiro, e fundou a Planeta Vertical, a primeira empresa especializada em atividades de montanha do Espírito Santo, oferecendo cursos básicos e avançados e escaladas guiadas. Frequentemente elogiado pela sua didática de ensino, paciente e de fácil compreensão, tem sua metodologia lapidada ao longo de 24 anos ministrando cursos, formando centenas de escaladores.

Oswaldo Baldin ministrando Curso de Escalada.

Participação em entidades representativas

Participou da fundação de entidades representativas do esporte no Espírito Santo.

  • Em 1998 do Clube de Montanhismo do Espírito Santo – CUMES, onde foi Diretor Técnico.
  • Em 2003 da Associação Capixaba de Escalada – ACE, onde fez parte do Conselho Gestor.

Voluntariamente, sempre atuou ativamente da organização de diversos eventos e ações em defesa e divulgação do esporte como: encontros de escalada, mostras de filmes de montanha, palestras, workshops, ações de mínimo impacto, manutenção de vias, e diversas reuniões com o poder público visando organizar e garantir a prática da escalada em unidades de conservação.

Produções Áudio Visuais

Formado em Áudio Visual, produziu documentários premiados e exibidos em Festivais de Filmes de Montanha.

Seus filmes sempre participaram de Mostras pelo Brasil: Mostra FATU de Filmes de Aventura, Mostra Filmes de Montanha Brasil, Mostra ABD Capixaba, Mostra de Filmes de Montanha do ES, entre outras.

Entre 2011-2012, produziu uma websérie no formato de videorreportagens para o portal Webventure, divulgando locais para a prática da escalada no Espírito Santo (assista os episódios aqui).

Premiações no Rio Mountain Festival em 2013 e 2015.

Produções na Mídia

No decorrer dos anos Baldin sempre esteve ativo produzindo conteúdos, escrevendo artigos para revistas, jornais e sites objetivando a divulgação do potencial das escaladas do Espírito Santo.

Frequentemente procurado como “fonte” pela mídia, protagonizou dezenas de reportagens e colabora frequentemente com TVs, jornais e sites. 

Gravação de matéria para TV Gazeta divulgando a reabertura da escalada no Parque Estadual da Pedra Azul. Foto Sandro Souza.

Fruto das experiências adquiridas nas montanhas da vida, passei a transmitir meus conhecimentos, provando o quão gratificante é poder contribuir para que mais pessoas conheçam e se encantem pela escalada.Oswaldo Baldin


Documentários

Assista na íntegra os filmes produzidos por Oswaldo Baldin, premiados e exibidos em Mostras de Filmes pelo Brasil.

SOL INVICTO, filme vencedor do Rio Mountain Festival 2015 como “Melhor Filme de Montanhismo e Escalada”. Sinopse: Em um dos mais belos cenários naturais do Estado do Espírito Santo, um grupo de escaladores parte para uma conquista em uma das montanhas mais cobiçadas do Monumento Natural dos Pontões Capixabas. Após algumas investidas com determinação, companheirismo, descontração e muita perseverança, a escalada vislumbrada tomou forma na via Sol Invicto.

MÃE DA LUA: Conquista no Pico do Dedo, exibido na Mostra Filmes de Montanha Brasil 2020. Sinopse: Uma conquista que durou três dias de empenho, com prova de resistência física, mental e domínio de técnicas da escalada tradicional, realizada pelos escaladores Ghiany Loss, Oswaldo Baldin e Sandro Souza para alcançar o cume do Pico do Dedo em Nova Venécia no ES.

AMIGO IMAGINÁRIO: Uma conquista feminina no Espírito Santo, vencedor de 3 prêmios do Rio Mountain Festival 2013, nas categorias: “Prêmio Terra Brasilis – Melhor Filme Brasileiro”, “Mostra Internacional – Melhor Filme Voto Popular”, “Prêmio Cidade do Rio – Melhor Filme Júri Oficial”. Sinopse: O filme é uma narrativa da primeira conquista realizada por escaladoras capixabas, com a via batizada de ‘Amigo Imaginário’. O cenário dessa aventura foi os Pontões Capixabas em Pancas, um reduto com muitas montanhas e grande beleza paisagística no Espírito Santo.

COM A MACACA, premiado como “Melhor Direção” na 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha no RJ em 2009. Sinopse: O documentário apresenta o Morro do Moreno como uma importante ‘área verde’ para a prática de Atividades de Aventura no ES: Escalada, Mountain Bike, Vôo Livre e Caminhadas. Por estar localizado dentro de um centro urbano (Vila Velha) e permitir um fácil acesso, também sofre com o impacto ambiental. É apresentando o trabalho da Associação Capixaba de Escalada em prol da manutenção da área, onde os esportistas fazem um apelo para uma maior valorização do local.


Videorreportagens

Veja todos os episódios da WebSérie que Oswaldo Baldin produziu para o portal Webventure entre 2011-2012.

#8 Escalada e Highline em Domingos Martins: Conheça essa região serrana do Espírito Santo, que guarda um cenário de grande beleza para práticas esportivas em meio à natureza.

#7 Calogi na Esportiva: Nesse primeiro vídeo da série 2012 de videorreportagens, o montanhista Oswaldo Baldin apresenta um dos mais importantes points para a prática da escalada esportiva no Espírito Santo. O local abriga as vias mais difíceis do estado nessa modalidade.

#6 Primeira Mostra de Filmes de Montanha no ES: Realizada em dezembro de 2011 em Vitória, a “1ª Mostra de Filmes de Montanha no Espírito Santo” resultou em sucesso absoluto de público.

#5 Escalada Urbana em Vitória: Localizada em meio a área urbana, a Pedra da Ilha do Boi se tornou um ponto de encontro entre escaladores e teve um importante papel no desenvolvimento do esporte no Espírito Santo.

#4 Big Wall no Itabira: Na montanha símbolo da escalada no Espírito Santo, acompanhe a primeira repetição da via Face Nordeste, 12 anos após ter sido conquistada.

#3 Potencialidades de Pancas: Se surpreenda com as belezas naturais de Pancas, município a noroeste do Espírito Santo que abriga o “Monumento Natural dos Pontões Capixaba”, uma vasta formação rochosa com enorme potencial para o Montanhismo e outros Esportes de Aventura.

#2 Escalada na Cachoeira Alta: Uma escalada bonita e diferente, ao lado dos 100 metros da Cachoeira Alta, que fica localizada em Alfredo Chaves: município capixaba muito procurado por praticantes de Esportes de Aventura.

#1 Escaladas no Complexo de Viana: Neste primeiro vídeo da série conheça o Complexo de Viana, localizado próximo à Grande Vitória, com três setores para escalada em granito. Descoberto por acaso, o complexo foi fundamental para o desenvolvimento da escalada esportiva no Estado.


Outras Produções

SORRINDO PRA VIDA é um curta sobre a Dona Elza, uma pessoa adepta da conhecida frase “viver e não ter a vergonha de ser feliz”, vem, no alto de seus 85 anos de bom humor e otimismo sempre presentes, nos mostrar um pouco de seu estilo de vida – muito além da expectativa para esta faixa etária – e uma de suas aventuras que ela nunca deixa de recusar. Surpreenda-se!

NADA É O QUE PARECE SER é o nome via que durante 15 anos manteve-se como a maior escalada do Espírito Santo. Hoje ela ocupa a quarta posição no ranking das grandes escaladas capixabas.

Conquista da via CAPELA no Monte Serrat. Produção piloto que gerou a websérie do portal Webventure.

Trailer da 5ª edição da MOSTRA DE FILMES DE MONTANHA DO ESPÍRITO SANTO.

Trailer do documentário MÃE DA LUA. Assista na íntegra aqui.

Trailer do documentário AMIGO IMAGINÁRIO. Assista na íntegra aqui.

Trailer do documentário COM A MACACA. Assista na íntegra aqui.

BOULDER CARAMUJO no Morro do Moreno, um dos mais emblemáticos do Espírito Santo.


Reportagens na TV

Matérias em emissoras de TV que Oswaldo Baldin protagonizou ao longo de mais de duas décadas.

Conquista da maior escalada do Espírito Santo com 1.150 metros | Bom Dia ES, TV Gazeta | 2015

Premiação do filme “Sol Invicto” na 15ª edição do Rio Mountain Festival | Canal HooWoo | 2015

Convite do Em Movimento para atuar como repórter em ação ambiental no Morro do Moreno | TV Gazeta | 2014

Três premiações do filme “Amigo Imaginário” na 13ª edição do Rio Mountain Festival | Canal WooHoo | 2013

Premiação do filme “Amigo Imaginário” | Em Movimento, TV Gazeta | 2013

13º Rio Mountain Festival | Blog da Escalada | 2013

Primeira via de big wall conquistada por escaladores capixabas | Em Movimento, TV Gazeta | 2011

Inserção das crianças nas atividades de montanha | Em Movimento, TV Gazeta | 2011

10 anos de participações no programa Em Movimento | TV Gazeta | 2010

O desenvolvimento do Slackline no Espírito Santo | Em Movimento, TV Gazeta | 2010

Premiação do filme “Com a Macaca” na Mostra Internacional de Filmes de Montanha | Em Movimento, TV Gazeta | 2009

O desenvolvimento do setor de escaladas no Complexo de Viana | Em Movimento, TV Gazeta | 2005

Escalada no Morro do Penedo | Em Movimento, TV Gazeta | 2001

1º programa Em Movimento estreando com escalada por Oswaldo Baldin | TV Gazeta | 2000